EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ADESÃO À TERAPIA ANTIRRETROVIRAL EM PACIENTES CADASTRADOS NA POLICLÍNICA MUNICIPAL CENTRO

Mettrau, Emília R. Scharf; Mattos, Gabriela de O. G.; Souza, Joseana Matos de; Pereira, Sarah A. P.; Medeiros, Tatiane F; Pinheiro, Rafael M.

INTRODUÇÃO

A adesão a um determinado tratamento é condição indispensável para o alcance dos resultados clínicos esperados. No caso da AIDS, a terapia possibilita inibir a reprodução viral, atingir a indectabilidade da carga viral plasmática do HIV e, na maior parte das vezes, aumentar os níveis plasmáticos de linfócitos T CD4+.
A não adesão ao tratamento, além de comprometer os resultados, contribui para a emergência de resistência à droga utilizada e diminui as alternativas eficazes para o tratamento.

OBJETIVO

O objetivo deste estudo foi conhecer o grau de adesão ao tratamento dos usuários de antirretrovirais da Policlínica Municipal Centro (Florianópolis, SC), para contribuir com o desenvolvimento de estratégias que visem aumentar a adesão.

METODOLOGIA

Foi calculada uma amostra  com intervalo de confiança de 95% e com erro máximo de admissível de 0,5%.
 Do universo de 1884 pacientes, foram levantados dados de 400 pacientes, no período de junho/2008 a maio/2009. Os dados coletados foram idade, sexo e atrasos na retirada de medicação.
O nível de adesão foi determinado mediante os dias de atraso na retirada dos medicamentos antirretrovirais no período de um ano, sendo considerados aderentes aqueles pacientes que não apresentaram um atraso maior de 5% do período. certo para a retirada da medicação.

RESULTADOS

-         63,7% dos pacientes eram do sexo masculino.
-         68,3%  maiores de 40 anos.
-         o esquema terapêutico mais comum foi o da Zidovudina + Lamivudina e Efavirenz (27%), combinação considerada de primeira linha.
-         apenas 40,05% dos pacientes atingiram o índice mínimo 95% do total de medicamentos prescritos, ideal para a resposta terapêutica.

CONCLUSÃO

- alto percentual de pacientes com baixos níveis de adesão (60% dos pacientes).
- sugere-se estudos adicionais para se identificar os motivos que levam os pacientes a esse comportamento, na perspectiva de desenvolver ações que visem corrigir esse problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário