EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO NA VIDA ADULTA

Centro de Saúde Centro

CORREA, Isaura; OLIVEIRA, Andresa; SERAFIM, Fabiana; VARELA, Elaine; WALTER, Bianca
CS CENTRO

INTRODUÇÃO

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunizações foi criado em 1973 objetivando ações de vacinação que se constituem nos procedimentos de melhor relação custo e efetividade no setor saúde. Permitem a erradicação de algumas doenças como varíola e poliomielite. No Brasil as doenças evitáveis por vacina estão em declínio, com diminuição dos casos de sarampo, difteria, tétano e coqueluche. A vacinação assume um espaço privilegiado no modelo de gestão e de atenção à saúde primária. Não é só na infância que as vacinas são necessárias. Jovens, adultos, gestantes e idosos precisam estar em dia com o esquema de vacinação. O CS Centro vivencia diariamente esta experiência na sala de vacina, usuários adultos vem em busca de vacinação para seus filhos, estes, porém não sabem da importância da imunização na idade adulta.

OBJETIVOS

Incentivar e orientar continuamente quanto à necessidade e importância da atualização da carteira de vacinação do adulto

METODOLOGIA

Foi realizada no ano de 2010, uma busca ativa em adultos em toda a área de abrangência do CS Centro com o esquema vacinal em atraso. Uma oportunidade observada na sala de vacina é quando o usuário procura a vacinação da Febre Amarela, e oferecemos as outras vacinas disponíveis como a dupla adulto e VTV.

CONCLUSÃO

Segundo consta em nosso Sistema de Informação, no período de janeiro a novembro de 2010 foi administrado 2.329 doses de vacina antitetânica, sendo destas, 1.080 a primeira dose, 456 doses de vacina triviral (sarampo, caxumba e rubéola), 1.424 doses de Febre Amarela e 651 doses de hepatite B. A prática da vacinação no adulto ainda é um desafio, acreditamos que esse trabalho de educação em saúde em sala de vacina, deve ser diário e incessante, para o alcance da cobertura vacinal satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário