Centro de Saúde Centro
Mettrau, Emília R. Scharf; Mattos, Gabriela de O. Guedes; Rodrigues, Andressa Verzeletti; Borille, Bruna Tassi; Engel, Daiane; Brzozowski, Fabíola Stolf.
INTRODUÇÃO
Policlínica Municipal Centro. Desde o início da epidemia de AIDS na década de 80, o comportamento da doença mudou, passando de doença aguda para o de condição crônica.
Essa mudança foi motivada principalmente pelo desenvolvimento de novos medicamentos e de estudos epidemiológicos sobre a incidência e o comportamento da doença.
OBJETIVO
Conhecer o perfil dos pacientes registrados na UDM do município, dos óbitos ocorridos em 2009.
METODOLOGIA
Foram analisadas as informações das bases de dados do SICLOM (Sistema de Controle Logístico de Medicamentos), do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e outras bases de dados oficiais disponíveis.
RESULTADOS
1) 3.177 dos pacientes cadastrados
• 58% do sexo masculino e 42% do sexo feminino.
• 26% na faixa etária de 30 a 39 anos, 38% entre os 40 e 49 anos 24% entre maiores de 50 anos.
2) 110 óbitos ocorridos em 2009
• 71% do sexo masculino e 29% feminino
• 70% 30 e 49 anos refletindo a faixa etária de maior incidência da doença.
• Apenas 80 foram notificados no SIM
3) Intercorrências clínicas durante as internações hospitalares anteriores ao óbito
• 28% complicações pulmonares 24% infecções diversas
CONCLUSÃO
Esse estudo contribuiu para o conhecimento da realidade atual da epidemia e é fundamental para a elaboração de políticas públicas direcionadas à atenção à saúde aos portadores de HIV.
Além disso, evidenciou a importância do profissional farmacêutico, que atuando em conjunto com a equipe de saúde, pode promover a adesão aos tratamentos profiláticos e, consequentemente, a diminuição de infecções oportunistas, orientando quanto aos efeitos adversos, esclarecendo o risco/benefício dos tratamentos e acompanhando a sua evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário