EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

SÉRIE HISTÓRICA DOS AGRAVOS DE MAIOR INCIDÊNCIA NO DISTRITO SANITÁRIO CENTRO.

Distrito Sanitário Centro

Carmen Ruggi Bomfim Santoro, Cíntia Amorim, Fernanda Paese,
Márcia Pereira,  Olindina Renaud Pacheco de Campos

INTRODUÇÃO

 A Vigilância Epidemiológica tem como finalidade fornecer subsídios para execução de ações de controle de doenças e agravos e, para isso, necessita de informações atualizadas sobre a ocorrência dos mesmos. No Distrito Sanitário Centro todos os agravos de notificação são registrados, sendo posteriormente analisados e enviados as respectivas unidades de saúde do Distrito Sanitário, visando dar aos profissionais de saúde visibilidade da situação epidemiológica do Distrito Sanitário com intuito de instituir ações de planejamento para enfrentamento, prevenção e controle dos agravos pelas unidades de saúde.

OBJETIVO GERAL

 Identificação e acompanhamento dos agravos de notificação no Distrito Sanitário Centro no período de 2004 a 2009.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Identificar os agravos de maior incidência no Distrito Sanitário e estruturar informações para acompanhamento das tendências dos agravos.

METODOLOGIA

Foi realizado levantamento dos dados epidemiológicos do Distrito Sanitário Centro através das notificações realizadas pelos Centros de Saúde, hospitais e clínicas. Foram considerados os  agravos de residentes das áreas de abrangências do Distrito Sanitário Centro, pertencentes as unidades: Agronômica, Centro, Monte Serrat, Prainha e Trindade. Após, foi realizada a seleção dos cinco agravos de maior incidência no distrito no período de 2004 a 2009.

 
 
 

 CONCLUSÃO

 Os agravos que tiveram maior incidência no período de 2004 a 2009 foram: atendimento anti-rábico humano, Aids, tuberculose hepatites virais e gravidez na adolescência. A apresentação de dados através de séries históricas permite a visualização dos dados bem como sua análise ao longo do período.

Palavras-chave: série histórica, notificações, acompanhamento de agravos


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário