EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Vida Saudável na Comunidade: um grupo de convivência na Comunidade do Morro do Céu

CENTRO DE SAÚDE MONTESSERAT

ALVAREZ, Aldanete C.; Cardoso, Aloísio S.; Figueiredo, Renato J. A. de; Peres, Jackson;  Silva, Hilda L. da; Silva, Nelcinda F. M. da; Rodrigues, Rafaela;

INTRODUÇÃO

Os grupos são espaços privilegiados de promoção de saúde, troca de saberes e estabelecimento e/ou fortalecimento de uma rede de solidariedade entre os participantes, contribuindo para qualificar o auto-cuidado, o cuidado com o outro, adoção de hábitos saudáveis de vida e melhoria da organização social da comunidade.
O grupo Vida Saudável na Comunidade é desenvolvido pela equipe de saúde da família da área 121 (médico, enfermeira, técnico de enfermagem e agentes comunitárias de saúde) do Centro de Saúde Monte Serrat e pela equipe do NASF (Educadora física, psicóloga, farmacêutico e Assistente social), na comunidade do Morro de Céu no Centro de Florianópolis. Teve início em 14/10/09, a partir da rearticulação do grupo de hipertensos e diabéticos.

OBJETIVOS

Promover saúde; Estimular a troca de saberes e contribuir para o estabelecimento e/ou o fortalecimento de uma rede de solidariedade entre os moradores; qualificar o auto-cuidado e o cuidado do outro; incentivar

METODOLOGIA 

As reuniões acontecem na sede da Associação de Moradores do Morro do Céu, onde são apresentados e debatidos temas diversos sobre saúde. Embora as convocações priorizem os hipertensos e diabéticos, o grupo é intergeracional e aberto a todos os interessados. Essa experiência pauta-se na perspectiva de aproximação da proposta de promoção da saúde, voltando-se para o conceito mais abrangente de saúde e considerando a existência de determinantes sociais na situação de saúde da população. Um espaço de informação, de apropriação e troca de conhecimentos, no sentido da construção de autonomia do sujeito, produzindo efeitos significativos na saúde da população.

RESULTADOS 

  Foram debatidos temas como alimentação saudável, importância da atividade física, automassagem no cuidado de si, plantas medicinais de uso na hipertensão e no diabetes, hipertensão e diabetes mellitus como fatores de risco, uso racional de medicamentos, entre outros.
Os relatos de participantes ouvidos pelas Agentes Comunitárias de Saúde demonstram que a integração entre os membros da comunidade  tem se aprofundado, evitando desta forma o isolamento social e que os encontros do grupo são importantes momentos de confraternização e troca de saberes.

CONCLUSÕES

Essa experiência pauta-se na perspectiva de aproximação da proposta de promoção da saúde, voltando-se para o conceito mais abrangente de saúde e considerando a existência de determinantes sociais na situação de saúde da população. Um espaço de informação, de apropriação e troca de conhecimentos, no sentido da construção de autonomia do sujeito, produzindo efeitos significativos na saúde da população.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário