EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Trabalhando com Adolescentes: Projeto Intersetorial sob a ótica do Programa Saúde do Escolar

CENTRO DE SAÚDE MONTE SERRAT


ALVARENGA, Ariane de M.*; ALVAREZ, Aldanete C.**; CARDOSO, Aloísio S.***; MARTINI, Débora****; PALMA, Bruna*, PINTO, Danusa G. C.*****; ZAGUINI, Alessandra******.
* Enfermeira (ESF); ** Agente Comunitária de Saúde; *** Farmacêutico (NASF-Distrito Centro); **** Assistente Social (NASF-Distrito Centro); ***** Médica (ESF); ****** Psicóloga (NASF-Distrito Centro)


INTRODUÇÃO

No ano de 2010, a partir da ótica do Programa Saúde do Escolar, profissionais da Estratégia da Saúde da Família do Centro de Saúde Monte Serrat, representantes do NASF – Distrito Centro e da Escola Lúcia Mayvorme iniciaram um projeto voltado para adolescentes de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Neste, eram tratados temas como gênero, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, violência, poder de decisão e drogas.


OBJETIVOS

Trabalhar a autonomia e auto-estima, potencializar conhecimentos e fomentar a tomada de decisão dos adolescentes através de discussão de temas pertinentes a este período de vida, baseado em levantamento das principais dúvidas e necessidades destes.

METODOLOGIA 

Foram realizadas reuniões com a equipe de saúde e escola para construir uma visão comum da problemática e da metodologia de atuação, optando-se pela realização de cinco encontros com os alunos, realizados quinzenalmente, coordenados por um profissional da saúde e um professor. As atividades iniciais foram desenvolvidas a partir de dinâmicas e vídeos sobre gênero, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), violência, poder de decisão e drogas.

RESULTADOS 

 Nos três encontros já realizados percebeu-se melhora na relação Escola/CS, boa aceitação dos alunos pelo projeto e aproximação da equipe de saúde com adolescentes que não freqüentavam o CS. Questões relacionadas a sexualidade e DSTs, como transmissão de HIV e uso de preservativo, foram questionadas de forma muito primária, surpreendendo a equipe. Então, puderam ser trabalhadas e esclarecidas. Observou-se também a identificação de adolescentes com a necessidade de atenção especial na área de saúde mental, sendo esses casos discutidos entre equipe de saúde e professores da escola.

CONCLUSÕES

Acredita-se que trabalhos como esse são um passo importante na direção da promoção de saúde do adolescente, da intensificação de ações multiprofissionais e da intersetorialidade. Há necessidade de continuidade e aperfeiçoamento do projeto para que objetivos mais concretos e duradouros possam ser concretizados.


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