EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Grupo De Diabéticos: Espaço Para Uma Vida Saudável

Centro de Saúde Centro

CARDOSO, Aloísio Schmidt;CARPEGGIANI, João Caetano; CORREA, Isaura; MENDONÇA, Malu; WALTER, Bianca.


INTRODUÇÃO

O Diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiências de vários órgãos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas, resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros. O Diabetes Mellitus é um problema de saúde pública, é prioridade, pode ser prevenido, e a educação em saúde deve constituir parte essencial na promoção da saúde, o CS Centro realiza reuniões de grupo mensais.

OBJETIVOS

Desempenhar ações de educação em saúde na atenção primária, com usuários diabéticos, através da troca de experiências e vivências tendo como meta a promoção de saúde, do auto-cuidado, e o estimulo a adesão ao tratamento e adoção de hábitos saudáveis de vida, junto à comunidade.

METOLOGIA

Reuniões mensais, no Auditório da Policlínica Centro, com encontros multiprofissionais. Local onde é realizado  aferição da pressão arterial, da glicemia capilar, circunferência abdominal e do peso. Participam deste grupo cerca de quinze pacientes portadores de diabetes.

CONCLUSÃO

Os resultados são alcançados através da adesão e participação dos usuários nas reuniões de grupo. O trabalho de grupos em atenção primária é uma alternativa para as práticas assistenciais. Estes espaços favorecem o aprimoramento de todos os envolvidos, não apenas no aspecto pessoal como também no profissional, por meio da valorização dos diversos saberes e da possibilidade de intervir criativamente no processo de tratamento e auto-cuidado com o Diabetes.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário