EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

GRUPO DE TRATAMENTO DO TABAGISMO - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Centro de Saúde Trindade

Autores: Bianca Eastwood Gruginski, Magda Aparecida Damian de Medeiros, Fernanda de Souza Ozelame


Introdução

O município de Florianópolis-SC implantou o Programa de Controle do Tabagismo de acordo com o protocolo do Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde - INCA/MS. O programa prevê uma entrevista de avaliação individual dos participantes, quatro sessões estruturadas semanais, duas reuniões de manutenção quinzenais e uma reunião de manutenção mensal por 12 meses. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do grupo de tratamento do tabagismo no CS Trindade realizado pelas autoras de março de 2009 à outubro de 2010.

Resultados

Em média foram realizadas 15 entrevistas iniciais por grupo.  No total foram atendidos em primeira consulta de avaliação clínica 118 pacientes, destes 88  participaram da primeira sessão estruturada, 58 chegaram a participar da quarta sessão, 46 sem fumar na quarta sessão.

Desafios

Uma das maiores dificuldades percebidas na realização do grupo tem sido a freqüência às reuniões de manutenção. Assim, o acompanhamento destes pacientes pelas equipes de saúde da família pode ser recomendado, tendo em vista a redução da abstinência ao longo do tempo.

Conclusões

Concluímos que é possível trabalhar com grupos de tratamento do tabagismo em centros de saúde de maneira continuada, buscando novas estratégias para vinculação do paciente às sessões de manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário