EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CÍRCULO DE CULTURA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO CENTRO DE SAÚDE PRAINHA

Centro de Saúde Prainha

FRUTUOSO, Joselma Tavares*; SOARES, Lia Brioschi**; THEIS, Hannah**; RAINHO, Débora Araújo**; ZAGUINI, Alessandra***; ZURBA, Magda do Canto****.
*Supervisora Acadêmica (UFSC), ** Bolsista PET-Saúde da Família, ***Psicóloga (NASF-Distrito Centro), *** Coordenadora PET-Saúde da Familia/Psicologia

INTRODUÇÃO

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) possibilitou a participação de estagiários de Psicologia nas reuniões de área das Equipes de Saúde do Centro de Saúde da Prainha. Com isso, observadas as demandas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foi criado um espaço de promoção à saúde e oferecido uma escuta atenta às suas dificuldades cotidianas de trabalho e pessoais.


OBJETIVOS

Incentivar o empoderamento dos ACS por meio de reflexões que produzam conseqüências produtivas no processo de trabalho, em suas próprias relações pessoais e profissionais. Assim sendo, tornarem-se protagonistas de suas vidas, e criarem e compartilharem possíveis soluções aos seus problemas. 


METODOLOGIA

A concepção metodológica para as atividades deste grupo foi baseada no Círculo de Cultura, desenvolvido por Paulo Freire. Estabeleceu-se 6 encontros semanais, de 29/10/2010 a 03/12/2010, com duração de 1h 30min, às sextas-feiras. A coordenação é feita pelas estagiárias de Psicologia com a presença da Psicóloga local da rede.

RESULTADOS

Foram realizados 4 encontros até o momento com os ACS em serviço. Alguns ACS se ausentaram por estarem de férias ou por questões administrativas Durante as atividades houve um re-conhecimento do grupo e trabalhou-se a percepção sobre o local onde atuam e sua representação, tanto de modo verbal como por fotos. 

CONCLUSÕES

Percebe-se, até o momento, que grande parte dos participantes se sentiu prestigiada com o Círculo de Cultura e estes relataram a importância de haver este espaço de escuta sobre suas angústias. A metodologia de trabalho tem se mostrado relevante, apontando indícios de que esta atividade possa ter continuidade neste CS e implementada em outros CS do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário