EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Grupo de idosos: abordagem multiprofissional para educação e promoção da saúde na terceira idade

CS CENTRO

CARDOSO, Aloísio S.; Walter, Bianca; Martini, Débora; Correa, Isaura A.; Carpeggiani, João C.; Ferrari, Juliane

INTRODUÇÃO

O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Este envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos – senescência – o que em condições normais, não costuma provocar qualquer problema. No entanto, em condições de sobrecarga como, por exemplo, doenças, acidente e estresse emocional, pode ocasionar um a condição patológica que requeira assistência. O maior desafio na atenção à pessoa idosa é conseguir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, elas possam redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível. Reconhecendo que o trabalho de grupo pode ser uma estratégia efetiva para a promoção da saúde e a criação e fortalecimento de uma rede de apoio entre os participantes, a equipe de saúde do Centro de Saúde Centro iniciou um trabalho com o Grupo de Convivência de Idosos, com o obejtivo de desenvolver atividades de educação em saúde.

OBJETIVOS

Desenvolver ações de educação em saúde com usuários idosos, com o objetivo de promover a saúde destes, o fortalecimento de uma rede de apoio entre os participantes e aproximar estes usuários do Centro de saúde.

METODOLOGIA

Foram realizados encontros mensais, sempre na última quarta-feira do mês, com o grupo de idosos no espaço que eles utilizam na comunidade para a prática de atividade física, utilizando a metodologia de círculo de cultura  ou com dinâmicas em grupo, coordenados por uma equipe multiprofissional através da parceria entre a equipe do Centro de saúde do Centro e profissionais do NASF.

RESULTADOS

Entre os temas debatidos destacam-se hipertensão, diabetes, direitos dos idosos, alimentação saudável, tabagismo, uso racional de medicamentos, participação social, entre outros. Como resultados, destaca-se uma maior aproximação da equipe de saúde dos idosos, constatada pela participação ativa dos mesmos nas reuniões do Conselho Local de Saúde do bairro, ampliação dos seus conhecimentos sobre a saúde, adoção de hábitos saudáveis e mudanças de comportamento, promovendo melhorias na sua qualidade de vida.

CONCLUSÕES

A convivência em grupo para o idoso é importante para promover a socialização e oferecer suporte social para enfrentar as dificuldades que surgem com o envelhecimento. Este trabalho possibilita ampliação do vínculo entre equipe e a pessoa idosa, sendo um espaço complementar da consulta individual, de troca de informações, de oferecimento de orientação e de educação em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário