EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS DO BAIRRO AGRONÔMICA

Centro de Saúde Agronômica

Autores: André de Bastiani Lancini¹, Débora  Martini², Elaine Joaquim³, Juliana  Martins Ferreira,³ Karollyne de Moliner Menegon³, Thiago Carneiro Ientz³, Vanessa Della Vechio³, Verônica Dell Carmen Cower Pinto³
¹ Enfermeiro (CS Agronomica) ² Assistente Social (NASF Centro) ³Acadêmicos PET Saúde da Família

Introdução

O presente estudo surgiu a partir da necessidade de refletir sobre saúde e qualidade de vida dos idosos do bairro Agronômica e partiu-se do entendimento de que a população idosa tem se caracterizado como uma parcela significativa da população brasileira. Segundo dados do IBGE (2007) existem em torno de 17.000 moradores no bairro, sendo que 1.600 deles tem acima de 60 anos, caracterizando a população idosa do bairro. 



Objetivos
         Identificar o perfil dos idosos do bairro Agronômica e seu entendimento sobre saúde e qualidade de vida.
         Avaliar a compreensão do idoso sobre os cuidados com a saúde na Terceira Idade;
         Contribuir para a formação de um grupo de educação em saúde com idosos.

Metodologia
O estudo foi realizado com dois grupos de idosos do bairro da Agronômica, com base na metodologia dos “círculos de cultura” de Paulo Freire. Como um dos instrumentos da pesquisa, foi aplicado um questionário para identificação do perfil dos idosos e foram realizadas oficinas acerca de temas levantados pelos idosos.  

Resultados Obtidos

Os grupos são compostos por 53 pessoas, com idades entre 50 e 90 anos. Demonstraram-se receptivos e interessados, envolvendo-se nas dinâmicas realizadas. Percebeu-se que os entrevistados se interessam em manter um padrão de vida mais saudável, com uma alimentação balanceada e com a realização freqüente de atividades físicas. Ao mesmo tempo, sabem como é importante para sua saúde mental a prática de encontros como os realizados por eles, onde reencontram amigos, conversam sobre diversos temas e realizam atividades de lazer e recreação.

Considerações Finais

 A existência de espaços na comunidade como este proporciona aos idosos a oportunidade de re-inserção social, fortalecimento de elo comunitário, além da prática de atividades de lazer. O público alvo demonstrou ser repleto de conhecimentos empíricos sobre os principais problemas de saúde que acometem a população idosa, participando ativamente das oficinas realizadas. Ressalta-se a importância das equipes de saúde aproveitarem esse espaço existente, para contribuir através de ações educativas, promovendo a saúde da população.


 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário