Centro de Saúde Agronômica
CARDOSO, Aloisio S.*, MARTINI, Débora**, WENDT, Roseli R.***
* Farmacêutico (NASF - Distrito Centro); ** Assistente Social (NASF - Distrito Centro); *** Psicóloga (NASF - Distrito Centro)
INTRODUÇÃO
Com base nos referenciais do Programa Saúde na Escola - PSE e com o objetivo de integrar as redes de Educação Básica e de Atenção Básica à Saúde nos territórios de responsabilidade das equipes de Saúde da Família, e para fortalecer as atividades de promoção da saúde, os profissionais da equipe NASF – Centro, através de ações compartilhadas entre a equipe pedagógica do Colégio Padre Anchieta do bairro da Agronômica, vem realizando oficinas com os alunos da 6ª série do Ensino Fundamental.
OBJETIVOS
Integrar as redes de Educação e Atenção Básica em saúde e fortalecer as ações de promoção de saúde com adolescentes.
METODOLOGIA
Foram realizadas oficinas com os adolescentes, organizadas em conjunto com a articuladora do PSE da escola. As atividades têm sido programadas a partir das demandas levantadas pelos próprios alunos com objetivo de propiciar espaços de reflexão e troca de saberes acerca da adolescência com temas relacionados às mudanças biológica, cognitiva, emocional e sociocultural experienciados nesta fase do desenvolvimento.
RESULTADOS
Através dessas ações espera-se contribuir para a promoção a saúde, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos.
Como resultados destacam-se a integração entre Centro de Saúde e Escola, boa aceitação e participação dos alunos nas atividades propostas e a aproximação da equipe de saúde com adolescentes que não freqüentavam o CS.
CONCLUSÕES
Considera-se a escola um espaço privilegiado para implementação de políticas públicas, especialmente de saúde para adolescentes, como forma de contribuir para a promoção de saúde e qualidade de vida.
Além disso, trabalhos como esse são um passo importante na direção da interdisciplinaridade e da intersetorialidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário