EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

GRUPO DE CONVIVÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL

Centro de Saúde Prainha

 Giovana Bacilieri Soares; Thaise Alana Goronzi; Flávia Bittencourt; Nilceia kauling dos Santos Martins

Introdução

O Centro de Saúde da Prainha possui 3 equipes de saúde da família para uma população de aproximadamente 8.000 pessoas. Na área de Saúde Mental conta com o trabalho interdisciplinar através de matriciamento, e um grupo de psicologia de periodicidade semanal. Com  a observação de pacientes que estavam em  convívio social mais restrito aos familiares objetivou-se a criação de um espaço de convivência.

Desenvolvimento das Atividades

A proposta tem por objetivo um espaço de integração, e para tanto, semanal. Ficam responsáveis pelas atividades geralmente 2 profissionais, com a presença permanente de uma agente comunitária de saúde. Alunos da graduação  de enfermagem também têm contribuído nos últimos encontros. Neste grupo são realizadas atividades de alongamento, rodada de notícias da semana, e atividades variadas como cultivo de horta no espaço do centro de saúde, oficina de origami, tricô, pintura, caminhadas, jogos, saídas e passeis como  à biblioteca , feira de artesanato, horto florestal, atividades de verão na  Avenida Beira-mar, entre outras atividades. A finalização do encontro geralmente é realizada com relaxamento, avaliação do dia e lanche.


Percepções e Desafios

Visualizamos uma melhora das relações entre os participantes com o centro de saúde. Familiares se mostram favoráveis e incentivadores a participação no grupo. Criação de novos vínculos são realizados e fortalecidos nas atividades. Temos hoje como desafio a inclusão de novos usuários ao grupo e o desenvolvimento permanente de novas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário