EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Promovendo saúde bucal com atividades coletivas para crianças

Centro de Saúde Trindade

Autoras: Magda Aparecida Damian de Medeiros; Maria Isabel Amarante da Nóbrega Wolff; Lenita Leal Marcon Cardoso, Valúsia Gick Fagundes

Introdução

A Odontologia na Estratégia de Saúde da Família busca uma integração das ações clínicas em consultório com a saúde coletiva. Devido à alta procura por atendimento odontológico infantil no Centro de Saúde Trindade, município de Florianópolis-SC, optou-se por além da marcação regular de consultas, realizar uma atividade coletiva com crianças de zero a 9 anos de idade.  


Atividades Educativas

A atividade se iniciava com orientações de dieta e higiene para pais e crianças, de uma forma lúdica através de teatros de fantoches, desenhos e utilização de macromodelos. 


Atividades Clínicas    

            Após a atividade educativa, a anamnese e o exame clínico de cada criança eram realizados no consultório odontológico e novas orientações fornecidas conforme a necessidade específica de cada criança. Crianças com baixo risco a doenças bucais tinham seus procedimentos odontológicos realizados e o tratamento completado. Crianças com outras necessidades de tratamento recebiam retornos para dar continuidade.

Gráficos

Gráfico 1:
Número de crianças agendadas segundo idade e sexo

Gráfico 2:
Número de faltas à consulta segundo idade e sexo

 Gráfico 3:
Número de tratamentos completados na consulta segundo idade e sexo

Gráfico 4:
Resolutividade no mesmo dia da atividade coletiva

Conclusão 
           
No período de janeiro a outubro de 2010, foram marcadas 160 crianças das quais compareceram 115, sendo que 74 (64,35%) tiveram seu tratamento completado no mesmo dia da atividade coletiva. Pode-se concluir que é possível integrar ações clínicas com grupos de promoção de saúde, e que estas ações podem ser resolutivas.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário