CUNHA, Silvia de Arruda*; MARTINI, Débora**; ZAGUINI, Alessandra***
* Terapeuta Ocupacional(Policlínica Centro) ** Assistente Social (NASF-Distrito Centro) *** Psicóloga (NASF-Distrito Centro)
INTRODUÇÃO
O Grupo Multifamílias trata-se da união de diferentes famílias num espaço de escuta e apoio dos processos psicológicos e sociais familiares. Foi desenvolvido no Centro de Saúde (CS) Centro com a Terapeuta Ocupacional (TO) da Policlínica Centro em parceria com a Assistente Social e Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Centro (NASF), com um estagiário do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e um extensionista da UFSC, ambos de Psicologia.
OBJETIVOS
Trabalhar aspectos do comportamento infantil e interação social e ser este um espaço de escuta e de desenvolvimento de empatia no contexto familiar.
METODOLOGIA
As atividades iniciaram em julho de 2010, com freqüência semanal. Focou o atendimento de famílias encaminhadas ao local a partir dos matriciamentos entre Equipes de Saúde da Família e NASF, dos CS Centro, Prainha e Monte Serrat. Posteriormente, os encontros passaram a ser quinzenais em virtude da demanda e necessidade da presença de vários profissionais.
O primeiro momento no grupo é estruturado a partir da ótica de Roda Comunitária e, em seguida, o Grupo Reflexivo expõe suas observações quanto ao que foi dito pelas famílias. Durante o encontro, as crianças permaneciam no centro da sala desenhando e em constante interação com o que estava ocorrendo no grupo.
RESULTADOS
Foram discutidos diversos temas levantados pelas famílias, como: agressividade infantil, dificuldades em dar limites, brigas na escola e relacionamento com a mesma, adaptação às mudanças, divergências na educação parental ao filho, entre outros. A constituição do grupo se modificava a cada encontro com novas famílias que surgiam, e algumas que retornavam ao encontro. Como resultados, algumas famílias perceberam mudanças no comportamento das crianças e das próprias posturas pessoais após a participação no grupo.
CONCLUSÕES
.
Posso compartilhar sua experiência no site do DAB - Comunidade de Práticas?
ResponderExcluirSou facilitadora do Ministério da Saúde
Parabéns pela iniciativa!
Sabrina Ferigato