EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

GRUPO DE TRATAMENTO DE FUMANTES

Centro de Saúde Monte Serrat

FIGUEIREDO, Renato J. A.*, ZAGUINI, Alessandra **
* Médico de Família e Comunidade(ESF) ** Psicóloga (NASF-Distrito Centro)

INTRODUÇÃO

A partir da necessidade observada pelas equipes de saúde da família, do Centro de Saúde Monte Serrat e pela psicóloga do NASF- Distrito Centro, de apoiar os tabagistas, usuários do Centro de Saúde Monte Serrat dispostos a parar de fumar, foi oferecido à população um suporte à cessação do fumo.

OBJETIVOS

Acolher e apoiar os tabagistas no tratamento da dependência ao tabaco e contribuir para a redução da morbimortalidade decorrente do abuso do tabaco. Assim, promover hábitos saudáveis de vida.

METODOLOGIA 

Para cada grupo realizado, foram convidados cerca de 20 usuários para a entrevista inicial estruturada, em conjunto. Houve 4 encontros baseados no Manual sobre Abordagem e Tratamento do Fumante do Instituto Nacional do Câncer/Ministério da Saúde. Foram oferecidos ainda o uso da Acupuntura e da Auriculoterapia durante as 4 sessões estruturadas. Realizou-se um encontro extra para treino de respiração/relaxamento, no primeiro grupo, e de caminhada no segundo.


RESULTADOS
 
A entrevista inicial em conjunto possibilitou um momento de reconhecimento e construção do liame entre participantes e coordenadores. No primeiro grupo, dos 20 convidados, 10 compareceram à entrevista e 8 participaram da 1ª sessão, sendo que 3 finalizaram o programa sem fumar. No segundo grupo, foram 15 entrevistas, 10 participaram da 1ª sessão e 7 finalizaram o programa sem fumar. Portanto, maior adesão no segundo grupo e relatos positivos sobre a redução da ansiedade e da vontade de fumar. Aos que desistiram, foi reforçado o convite ao tratamento e explicado o processo de dependência do tabaco.

CONCLUSÕES

Foram observadas dificuldades dos pacientes psiquiátricos em lidar com ansiedade de separação, sendo que alguns foram atendidos individualmente. Outros, por problemas pessoais, desistiram do grupo e relataram não ser o momento de parar de fumar, pois geraria mais ansiedade. Os participantes expuseram também a importância do grupo como apoio na cessação da dependência e que se sentiam mais seguros ao saber da possibilidade de uso de medicação, em particular o adesivo de nicotina. Percebeu-se, por outro lado, que os que se mantiveram presentes nos encontros tiveram boa resposta à cessação da dependência ao tabaco.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário