EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Sexualidade Segura entre Adolescentes: uma prática intersetorial

Centro de Saúde da Prainha

Thaise Alana Goronzi,Giovana Bacilieri Soares, Gicelia Magali Vargas, Sandra Dartora, Flavia Henrique, Elizandra Tesaro


Introdução

O centro de saúde Prainha, frente ao seu diagnóstico comunitário, observou que 47,5% das gestantes de sua área de abrangência eram adolescentes, no ano de 2007.
Embora a gravidez na adolescência não deva ser sempre encarada como problema social, ou necessariamente limitante da vida dos indivíduos, deve ser compreendida no contexto de vida cultural e sócio-econômica. A prática da sexualidade não segura entre adolescentes pode levar a gravidez indesejada, a exposição e/ou aquisição de HIV/DSTs e outros eventos potencialmente danosos a saúde. Esta constatação gerou uma preocupação da equipe do Centro de Saúde e da Escola a priorização da reflexão e ação sobre sexualidade segura.

Desenvolvimento das Atividades

Entre os anos de 2008 e 2009, desenvolveu-se na EEB Celso Ramos um projeto de pesquisa e extensão sobre sexualidade segura, que envolveu adolescentes de 6ª à 8ª e Ensino Médio, numa proposta de 4 encontros, com o objetivo de potencializar a prática da sexualidade segura entre os mesmos. Os encontros abordaram as diferenças entre homens e mulheres; respeito e auto-estima/direitos sexuais e reprodutivos; métodos contraceptivos e DST/Aids; finalizando com um documentário: Meninas.

Percepções e Desafios

Percebemos que muitos são os mitos e tabus que permeiam a prática sexual segura entre os adolescentes nos dias de hoje. No entanto, a procura pelo centro de saúde para maiores informações sobre métodos contraceptivos, realização de exames como colpocitopatológico e mamas e o início precoce do pré-natal, se efetivaram após as oficinas desenvolvidas na EEB Celso Ramos. Mostrar aos adolescentes que o centro de saúde não é apenas uma estrutura física presente em suas comunidades e muito menos “policiais” de seus atos junto a sociedade e pais foi sem dúvida a nossa maior conquista.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário