EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O NASF E O TRABALHO COM FAMÍLIAS: experiência de um grupo educativo.

Centro de Saúde da Agronômica

MARTINI, Débora*, WENDT, Roseli R.**
*Assistente Social (NASF - Distrito Centro) ** Psicóloga (NASF - Distrito Centro)

  
INTRODUÇÃO
Com objetivo de atender aos encaminhamentos de crianças e adolescentes com queixas de problemas de relacionamento e de comportamento em casa e/ou na escola, que eram reflexo de conflitos e vulnerabilidades familiares, os profissionais de psicologia e serviço social do NASF Centro criaram o Grupo de Famílias.


OBJETIVOS
- Construir estratégias de enfrentamento de situações de conflitos e violência intrafamiliar através de trocas de experiências entre as famílias.
-  Propiciar um espaço de reflexão e construção de redes de apoio para as famílias.

METODOLOGIA

A proposta era trabalhar de forma integrada criança e/ou adolescente e cuidadores em encontros quinzenais, de forma a comprometer as famílias como facilitadoras do crescimento e desenvolvimento emocional saudável de seus filhos. No grupo, pretendia-se alcançar as expressões de sentimentos e a construção de estratégias de enfrentamento de situações de conflitos, bem como encontrar alternativas para soluções dos seus problemas e para isso, trabalhou com temáticas como: violência, vínculo familiar, conhecimento da família, limites, entre outros.

RESULTADOS

Como resultados observaram-se a criação de vínculos entre famílias e profissionais de saúde, a criação de redes de apoio entre os membros do grupo, a ampliação do número de famílias que procuravam o grupo e o relato de mudanças no cotidiano familiar.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário