EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

INTENSIFICAÇÃO DO COMBATE A TUBERCULOSE NO DISTRITO SANITÁRIO CENTRO

Centro de Saúde Centro

Carmen Ruggi Bomfim Santoro, Cíntia Amorim, Fernanda Paese, Márcia Pereira, Olindina Renaud Pacheco de Campo


Introdução

Considerando que a tuberculose faz parte da Programação das Ações de Vigilância em Saúde e é também contemplada pelo Pacto pela Vida e Pacto de Gestão, sendo por estes especificada nas Ações Prioritárias Nacionais e assumida pelo município como compromisso de Gestão


Metodologia

Realizou-se de setembro a novembro de 2010, uma sensibilização, com vista a intensificar as ações de Combate à tuberculose.
Esta, foi desenvolvida em três etapas, sendo que na primeira foi pactuado com os coordenadores, o levantamento de dados dos casos de tuberculose de cada unidade nos últimos doze meses. O levantamento foi realizado pelos próprios profissionais de cada unidade. Na segunda etapa, ocorreu a sensibilização com dados estatísticos e contextualização junto às equipes de Saúde da Família. Para finalizar, na terceira etapa foi realizada a pactuação de ações levantadas pelos profissionais e Distrito visando o adequado acompanhamento dos casos de Tuberculose.

Objetivo Geral

Proporcionar que as equipes de Saúde da Família do Distrito Sanitário Centro, conheçam os casos de tuberculose de sua unidade e identifiquem as dificuldades no adequado controle da doença.

Objetivos específicos

Sensibilizar as equipes para captação de sintomáticos respiratórios conforme preconizado pelo MS, bem como, para que sistematizem os registros de informações em prontuário e obtenham redução nos índices de abandono.

Resultados

A estratégia adotada proporcionou as equipes:

1)      A avaliação da forma de registro das informações no prontuário;
2)      Proporcionou a discussão dos casos de tuberculose por toda a equipe;
3)      Favoreceu o conhecimento da equipe sobre a totalidade de seus casos, oportunizando a implementação de estratégias de detecção de sintomáticos respiratórios e conhecimento de seus índices de cura e abandono;
4)      Apropriação pela equipe da importância de se conhecer de todas as particularidades de cada caso.
5)      Pactuação pela equipe de estratégias visando aumentar a busca de sintomáticos respiratórios na comunidade envolvendo os ACS,
6)      Ampliação do olhar da equipe no sentido de valorização da clínica suspeita apesar da baciloscopia negativa minimizando descarte inoportuno da doença.

Conclusão

 Uma melhor compreensão da totalidade dos casos de Tuberculose de cada área de abrangência, com a elaboração de auto crítica das equipes sobre a condução e registros dos casos, com as respectivas sugestões para obtenção de resultados mais efetivos foram alguns dos resultados positivos obtidos com a sensibilização.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário